Como a alimentação hospitalar pode ajudar na recuperação do paciente

Hospital Samaritano


29 de julho de 2016


3 minutos

Ter uma alimentação saudável e individualizada é essencial para garantir todos os nutrientes que o corpo precisa. Isso vale ainda mais para ajudar na recuperação de uma pessoa internada, pois muitas doenças podem aumentar a demanda nutricional. Além de fortalecer o sistema imunológico, refeições com nutrientes adequados e equilibrados aceleram a recuperação do paciente.

Algumas patologias consomem muita energia, aumentando o gasto energético como, por exemplo, doenças pulmonares crônicas. Este paciente precisa de nutrientes específicos e uma alimentação que supra essas necessidades para garantir a sua recuperação e reduzir o tempo de internação hospitalar.

Para pacientes com queimaduras, em que há um grande comprometimento da pele, é fundamental um aporte proteico elevado, além de uma adequada hidratação. Neste caso, também é indicada a ingestão de alimentos ricos em vitaminas, principalmente a C, e minerais como zinco.

Para favorecer a recuperação do paciente, a equipe de nutrição do Hospital Samaritano utiliza protocolos assistenciais específicos por especialidade como: oncologia, geriatria e maternidade, entre outras para atender as necessidades de cada paciente. Dessa forma, conseguimos individualizar o atendimento nutricional e garantir maior sucesso no tratamento. Além disso, utilizamos estratégias gastronômicas para melhorar a aceitação alimentar da pessoa, como um cardápio de opções, itens para realçar o sabor dos alimentos (limão, azeite e sal de ervas), preparações suplementadas e molho gastronômico.

E para garantir que o paciente sinta todo o sabor das refeições oferecidas, nossa equipe de nutrição recebeu uma consultoria do Chef Laurent Saudeau, um dos mais renomados chefs de cozinha do Brasil. Entre diversos temas, o treinamento abordou sabor, aroma, textura e, claro, nutrientes. Tudo para que a pessoa sinta prazer em se alimentar de acordo com a sua condição clínica.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo

Código de conduta UHG | Código de conduta para parceiros de negócio | Relatório de Sustentabilidade 2018 | Diretor Técnico: Dr. Maurício Rodrigues Jordão - CRM 98.881
>