Na terceira idade, alimentação deve ser ainda mais balanceada

Hospital Samaritano de São Paulo


28 de outubro de 2016


3 minutos
shutterstock_388006609-2

Não é novidade que se alimentar de forma saudável é um dos segredos para manter a saúde em dia e ter uma vida mais longa. Na terceira idade, esses cuidados devem ser redobrados. Isso porque o corpo do idoso necessita de ainda mais nutrientes e cuidados que um jovem.

No processo de envelhecimento, o corpo sofre com alterações no gasto energético e começa a perder percentual de água. A quantidade de massa muscular geralmente se reduz e, consequentemente, a composição física apresenta um aumento de gordura corporal.

Com essas mudanças no organismo do idoso, alguns cuidados especiais são necessários principalmente quanto a alimentação, que deve ser o mais variada e balanceada possível. Em uma dieta ideal, o idoso deve consumir em todas as suas refeições diárias a maior quantidade de grupos alimentares. Verduras, legumes, frutas, carnes, ovos, leite e seus derivados são fundamentais para suprir as necessidades nutricionais de um idoso por completo.

É interessante fazer acompanhamento com uma nutricionista gerontóloga, que poderá criar um cardápio diverso e rico que satisfaça a necessidade e os cuidados que a terceira idade pede. Também é recomendado que as refeições sejam feitas em pequenas quantidades a cada três horas.

Assim como um adulto, os idosos também devem evitar certos alimentos. Frituras e doces, por exemplo, que têm um baixo nível nutricional e são ricos em gorduras e açúcares, devem ficar de fora do menu do idoso. O consumo de bebida alcoólica, por sua vez, tem que ser discutido com o médico, principalmente se o paciente faz uso de medicações.

No caso dos que têm próteses dentárias, além de um aparelho bem adaptado, alimentos macios são mais fáceis de serem mastigados e deglutidos. Uma avaliação com uma fonoaudióloga pode ajudar a definir uma consistência ideal dos alimentos sólidos e líquidos, visando uma alimentação segura e que não cause danos à saúde do idoso.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo

Diretor Técnico: Dr. Maurício Rodrigues Jordão - CRM 98.881