Mocinho ou vilão? Veja mitos e verdades sobre os carboidratos

Considerado vilão por muita gente, ele é fundamental na alimentação de todos. Desvende seus mitos e verdades

Hospital Samaritano de São Paulo


5 de maio de 2017


6 minutos
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Muita gente considera o carboidrato o vilão da dieta. Ouvem que o nutriente engorda, não é saudável ou é um empecilho na busca de um corpo bonito e saudável. Mas será que essas informações são mitos ou verdades? Fundamental para o funcionamento correto e saudável do corpo, o carboidrato não é esse grande vilão. Tudo depende do quanto (e como) ele é ingerido.

Veja abaixo alguns mitos e verdades sobre esse macronutriente:

Carboidratos engordam?

Falso. Não é a ingestão de carboidratos em si que causa ganho de peso. Os carboidratos são essenciais para o fornecimento de energia, que quando não é gasta, acaba se estocando em forma de gordura no corpo. A equação do ganho de peso é simples: se sua ingestão calórica é maior do que seu gasto, sobrará energia, portanto, haverá armazenamento de gordura.

Farinha branca é o pior carboidrato

Falso. Apesar de a farinha branca não ser uma alimento 100% saudável por ser refinada e ter baixo teor de fibras, ela disputa com o açúcar refinado o título de carboidrato que em excesso prejudica a saúde. Isso porque estes alimentos conferem poucos nutrientes ao nosso corpo e o açúcar possui uma absorção rápida que pode levar ao aumento da glicemia.

Comer carboidrato à noite engorda

Parcialmente verdade. Qualquer refeição em excesso pode levar ao ganho de peso. Á noite, quando iremos dormir, a tendência é diminuirmos o metabolismo pois o organismo diminui o
gasto calórico. A preocupação na refeição após às 19 horas deve e ser com a quantidade de calorias a ser ingerida e não apenas com o nutriente. E evitar os excesso sempre!

Integrais não engordam

Falso. Apesar de serem mais saudáveis e conterem muito mais fibras do que os refinados, os carboidratos integrais, como a farinha de aveia e o arroz integral, por exemplo, apresentam aproximadamente as mesmas calorias que suas versões refinadas. O consumo destes alimentos, portanto, apesar de mais recomendados, também precisam ser controlados para que não haja excesso.

Para emagrecer, deve-se cortar o carboidrato da dieta

Falso. Os carboidratos são fontes de energia para o corpo e fazem parte de uma alimentação saudável e balanceada bem como as proteínas e gorduras. Com a ausência de carboidrato, o organismo não só tende a utilizar as gorduras como fonte de energia, mas também os próprios músculos. A ausência do carboidrato na alimentação pode gerar problemas como fadiga, dor de cabeça, alteração de humor e baixa concentração.

Carboidratos não são saudáveis

Falso. Carboidratos são essenciais para fornecer energia ao corpo e para manter os processos e mecanismos funcionando da melhor maneira possível. Portanto, uma alimentação balanceada inclui a ingestão de carboidratos nas refeições.

Carboidratos ajudam no ganho de massa magra

Verdade. Não só as proteínas auxiliam no crescimento dos músculos. Os carboidratos, antes e após o treino, são fundamentais para o aumento muscular. Antes do treino, ingerir carboidratos fornece energia para encarar as atividades sem fadiga, mantendo um bom desempenho. Depois, a ingestão de carboidratos repõe as energias do corpo e o glicogênio muscular, que é a reserva energética do músculo.

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