Hospital Samaritano implanta sistema de agendamento online

Projeto já responde por 20% dos agendamentos realizados de consultas e exames

Hospital Samaritano de São Paulo


24 de março de 2017


4 minutos
shutterstock_338704478

Buscando proporcionar mais independência aos seus clientes, o Hospital Samaritano de São Paulo implantou seu sistema de agendamento online. Em funcionamento desde setembro, a ferramenta oferece agilidade e boa usabilidade, pois todas as funcionalidades são integradas ao Sistema de Gestão do Hospital. Ou seja, quem realiza o agendamento de uma consulta ou exame consegue ver exatamente o que o atendente de call center vê na tela quando ele recebe uma ligação.

“O agendamento é realizado na hora, sem depender de e-mails ou de terceiros. O sistema também permite a checagem online de informações, como se o plano de saúde é aceito e qual é a sua cobertura dentro do hospital” explica Silvia Voulliéme, Gerente de Atendimento do Hospital Samaritano de São Paulo.

O projeto foi pensado a partir da necessidade em oferecer uma ferramenta adequada para um perfil de cliente que é moderno, multitarefa e que prioriza a praticidade. “A ideia surgiu durante uma campanha interna de endomarketing do Hospital. Nela, os funcionários foram incentivados a criar projetos de inovação. Apresentamos um projeto de autoatendimento que focava na jornada do paciente, que contemplava desde o atendimento até o check-in na instituição”, relembra a gerente.

O sistema foi desenvolvido pela CM Tecnologia, empresa líder de mercado em agendamento online integrado, e sua implantação foi feita em parceria com a equipe de TI do Samaritano. Ao todo, o projeto levou quatro meses para ser concluído e contou com uma equipe de 20 pessoas, sendo dez do Hospital Samaritano e dez da CM, que levou profissionais das áreas de Atendimento, Projetos, Integração, Desenvolvimento.  

“Nosso principal desafio foi fazer a integração do sistema com o ERP Tasy, da Phillips. Nosso time conseguiu construir essa conexão, que para a CM foi inédita, de forma linear e sem maiores problemas”, conta Fernando Soares, CEO da CM Tecnologia.

Mesmo com pouco tempo de uso, o sistema de agendamento online já é um sucesso. Silvia Voulliéme, comenta que a previsão era de que, em um ano, 20% dos agendamentos fossem realizados via agendamento online. Este número foi alcançado, para consultasem apenas três meses após o lançamento da plataforma. “Atualmente, 9% dos exames e 23% das consultas são agendadas virtualmente. O sucesso foi tão grande que já estamos trabalhando no próximo passo, que é criar um sistema de check-in automatizado, similar ao que as companhias aéreas utilizam”, revela Silvia.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo