Institucional

Emergência Especializada 24h

O Pronto Socorro do  Hospital Samaritano atende em torno de 150 mil pacientes por ano distribuídos nas unidades Adulto e Infantil e disponibiliza ainda uma ambulância UTI para atendimento a chamadas residenciais de pacientes adultos em situação de emergência. O serviço funciona 24horas com estrutura física e tecnológica voltada a situações críticas, equipamentos de última geração, retaguarda de Terapia intensiva, Centro Cirúrgico e Unidades de Internação.

A equipe médica é composta por plantonistas nas especialidades clinica, cirurgia, pediatria, ortopedia, cardiologia e neurologia, todos disponíveis de forma ininterrupta. Ainda, a fim de propiciar uma assistência global ao paciente grave, especialistas estão à disposição na retaguarda e podem ser acionados quando necessário.

A equipe de enfermagem atua de forma estruturada para garantir agilidade, segurança e conforto no momento de assistir aos pacientes e familiares. Programas de treinamento na área de emergência para médicos e enfermeiros são realizados periodicamente, dentre eles os cursos de ACLS (Advanced Cardiologic Life Support), ATLS (Advanced Trauma Life Support), ATCN (Advanced Trauma Care for Nurse) e PALS (Pediatric Advanced Life Support).

No Pronto Socorro são realizados os procedimentos necessários para diagnosticar e tratar situações de urgência e emergência. Protocolos internacionais são utilizados com o propósito de garantir um atendimento seguro e de qualidade nas situações diversas, os mesmos são gerenciados por meio de metas e indicadores de qualidade assistencial.

Processo de atendimento na Emergência Especializada 24 horas

O atendimento é realizado por ordem de gravidade clínica, assim as equipes estarão focadas nos atendimentos de emergência e urgência. A triagem é realizada por enfermeiros que avaliam a queixa do paciente e os dados vitais e definem a gravidade, pautados no Protocolo Canadense com cinco níveis de prioridade.

  • Nível 1 – Vermelho. Paciente em condição grave, com risco de morte e necessidade de atendimento imediato.
  • Nível 2 – Laranja. Paciente com risco potencial e necessidade de intervenção rápida.
  • Nível 3 – Amarelo. Paciente com gravidade moderada, com quadro instável e risco de complicação.
  • Nível 4 – Verde. Paciente com menor grau de urgência e/ou risco de complicação. Não necessita de intervenção imediata.
  • Nível 5 – Azul. Paciente em condição não urgente.

Para os pacientes de menor gravidade, o tempo de espera para atendimento médico pode variar de acordo com a demanda, a equipe administrativa monitora o tempo de espera e fornece as informações necessárias aos pacientes, além do mesmo estar disponível, em tempo real, nos painéis da recepção e site do hospital.

No decorrer do atendimento médico poderá ser necessária a realização de exames complementares, que necessitam de tempo específico para ficarem prontos, de acordo com a demanda e complexidade. Após esse período o paciente será reavaliado pelo plantonista e receberá as orientações necessárias para internação ou alta. Em situações não urgentes, o encaminhamento de pacientes aos médicos especialistas possibilita a continuidade do cuidado.

Sua consulta pode ser agendada ao final do atendimento no Pronto Socorro. Os resultados de exames de laboratório e imagem são disponibilizados no site do Hospital Samaritano, utilize o nº de protocolo que é entregue no momento do cadastro na recepção. Declarações de acompanhante podem ser solicitadas na recepção do Pronto Socorro. Atestado e/ou relatório médico devem ser solicitados ao médico no momento da alta.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo

Diretor Técnico: Dr. Maurício Rodrigues Jordão - CRM 98.881