Adeus sedentarismo: como praticar esportes sem comprometer o coração

Adicione mais esportes em sua rotina para evitar o sedentarismo e cuidar do coração.

Hospital Samaritano


22 de junho de 2015


4 minutos
sedentarismo_como_praticar_esportes_sem_comprometer_o_coracao

Para quem ainda não aderiu à prática de exercícios físicos pode parecer uma grande bobagem a insistência dos médicos para deixar de lado a preguiça e começar a exercitar o corpo. Mas de bobagem essa recomendação não tem nada. O sedentarismo, atualmente, é um dos principais responsáveis por problemas no coração, como doenças coronarianas, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e hipertensão sistêmica, por exemplo.

Uma atividade física regular com duração de 30 minutos diários é capaz de auxiliar no controle da hipertensão, melhorar a taxa glicêmica do sangue, aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o ruim (LDL), além de controlar o peso do indivíduo. “Esses fatores, quando em níveis adequados, melhoram a condição cardiovascular das pessoas e diminuem os riscos de infartos e derrames. Praticar esportes ainda diminui o estresse e a ansiedade”, explica o médico Roberto Cury, cardiologista chefe do Núcleo de Cardiologia do Hospital Samaritano.

Embora signifique qualidade de vida, os exercícios diários nunca devem ser praticados em excesso. Lesões nos joelhos, nos pés, nos ombros, em articulações e até mesmo no coração podem ocorrer, caso a pessoa não esteja atenta aos exageros.

Segundo o Dr. Cury, os treinos devem começar de forma leve e evoluírem gradativamente, conforme o corpo responde ao esforço. “A recomendação internacional é de que as atividades físicas sejam aliadas aos trabalhos de resistência muscular localizada (musculação)”, afirma.

O médico diz ainda que não é recomendado que, logo no início, seja feito esforço além da capacidade do iniciante. Ele explica que são em momentos como este que a pessoa pode se sentir mal, ter arritmia, dores no peito e, em casos mais sérios, até sofrer um infarto.

Nunca se esqueça: antes de começar a praticar qualquer modalidade esportiva, é imprescindível que seja feito um check up rigoroso para que todo o sistema cardiovascular seja examinado. Só com essa análise é possível ter certeza de que o corpo da pessoa está apto ao esforço ao qual será submetido durante o esporte.


New Call-to-action



Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo