O que é Aneurisma Cerebral? Sinais, sintomas e prevenção!

Hospital Samaritano


2 de junho de 2015


3 minutos
e-possivel-prevenir-um-aneurisma-cerebral

Tudo sobre Aneurisma Cerebral: Causas, Sinais e Sintomas! Aneurisma Cerebral tem cura, basta se prevenir! Saiba como!

É normal que ao passar por um quadro de doença venha a dúvida: mas eu poderia ter feito alguma coisa para evitar isso? Na maioria das vezes, a resposta é sim. A prevenção é a melhor forma de evitar o desencadeamento e, principalmente, o agravamento de uma série de doenças em nosso organismo.

O aneurisma cerebral é um exemplo disso. Embora não seja possível impedir que ocorra a formação de um aneurisma no cérebro, a adoção de alguns cuidados pode evitar que ele se agrave e se rompa.

O que é Aneurisma Cerebral?

Considerada uma doença muito grave, o grande perigo de um aneurisma cerebral é que, na grande maioria das vezes, é assintomática. Porém, pode levar a óbito e deixar sequelas em 50% dos casos.

Um quadro de aneurisma cerebral é caracterizado quando ocorre uma dilatação anormal de uma artéria, por enfraquecimento local de sua parede.

Sinais e Sintomas

Quando ocorre a ruptura nas artérias, alguns sintomas ficam evidentes como dores de cabeça fortes, fraqueza em partes do corpo e até mesmo convulsões. Também é comum ocorrer o rebaixamento da consciência, que pode se manifestar devido ao quadro de convulsionamento, sonolência abrupta e excessiva e até o coma. O atendimento emergencial é fundamental nesse caso.

Causas do Aneurisma Cerebral

Alguns fatores potencializam o agravamento e ruptura das artérias:

  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes;
  • Cigarro e álcool;
  • Colesterol e triglicérides altos;
  • Histórico familiar.

Prevenção ao Tratamento

Fique atento aos sintomas acima: o surgimento repentino de fortes dores de cabeça indica a necessidade urgente de atendimento médico-hospitalar. Sempre informe seu médico sobre a ocorrência de casos de aneurisma em sua família. Isso ajuda no diagnóstico e prevenção do aneurisma cerebral.

[hs_action id=”7672″]

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo

Código de conduta UHG | Código de conduta para parceiros de negócio | Relatório de Sustentabilidade 2018 | Diretor Técnico: Dr. Maurício Rodrigues Jordão - CRM 98.881