Fique atento à saúde do coração de seu bebê

Inflamação mal curada pode causar problemas cardíacos.

Hospital Samaritano


5 de outubro de 2015


3 minutos
05-10 Fique atento à saúde do coração de seu bebê

Toda criança passa por processos inflamatórios ao longo da vida. Normalmente, são inflamações passageiras na garganta ou no ouvido que não causam grandes complicações à saúde. Mesmo assim, é muito importante adotar os devidos cuidados, seguindo as recomendações médicas, para garantir a eficácia do tratamento.

Alguns casos, contudo, exigem atenção redobrada: é o caso de inflamações na garganta ou na faringe originadas pela bactéria estreptococo do grupo A. Se não forem curadas adequadamente, essas inflamações podem resultar em febre reumática e gerar problemas cardíacos. Os primeiros sinais clínicos da doença são febre alta persistente, além de dores e inchaços nas articulações.

O surgimento dessa doença pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas o contágio e as complicações na infância são muito mais comuns.

O problema atinge principalmente os países pobres ou em desenvolvimento. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 15,6 milhões de pessoas sofrem de febre e cardiopatias reumáticas crônicas no mundo. No Brasil, cerca de 30 mil novos casos da doença são registrados a cada ano: grande parte deles resultará em doenças cardíacas importantes.

“O desenvolvimento de problemas no coração é uma das principais sequelas da febre reumática. A doença pode provocar a inflamação no músculo cardíaco (miocárdio) e nas válvulas mitral e aórtica. É possível tratá-la com antibióticos, mas há chances de lesões na cicatrização das válvulas, o que impacta futuramente na qualidade de vida da pessoa”, afirma a Dra. Maria Fernanda Silva, cardiopediatra do Hospital Samaritano de São Paulo.

Não descuide de qualquer processo inflamatório que apareça na criança e fique alerta aos sintomas. Sempre busque auxílio de um especialista caso seja necessário.


New Call-to-action



Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo