Exercícios físicos trazem retornos além da beleza

A prática esportiva é excelente para quem deseja ter hábitos saudáveis e evita o aparecimento de doenças.

Hospital Samaritano de São Paulo


13 de Março de 2015


4 minutos
Exercícios físicos trazem retornos além da beleza

Exercícios físicos são excelentes para quem deseja ter hábitos saudáveis e evitar o aparecimento de inúmeras doenças crônicas, bem como sintomas de algumas enfermidades.

A prática esportiva diária de, no mínimo, 30 minutos é capaz de auxiliar no controle da hipertensão, melhorar a taxa glicêmica do sangue, aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o ruim (LDL), além de controlar o peso do esportista.

“Esses fatores, quando em níveis adequados, melhoram a condição cardiovascular das pessoas e diminuem os riscos de infartos e derrames. Praticar esportes ainda diminui o estresse e a ansiedade”, explica o médico Roberto Cury, cardiologista chefe do Núcleo de Cardiologia o Hospital Samaritano.

Embora signifique qualidade de vida, os exercícios diários nunca devem ser praticados em excesso. Lesões nos joelhos, nos pés, nos ombros, em articulações e até mesmo no coração podem ocorrer, caso o atleta não esteja atento aos exageros.

Segundo o Dr. Cury, os treinos devem começar de forma leve e evoluírem gradativamente, conforme o corpo do atleta responder ao esforço. Ainda de acordo com o médico, a recomendação internacional é de que as atividades físicas sejam aliadas aos trabalhos de resistência muscular localizada (musculação). Não é recomendado que, logo no início, seja feito esforço além da capacidade do iniciante.

Massa muscular

Uma parcela dos esportistas busca não só emagrecer, mas também ganhar músculos. Para isso, a suplementação alimentar torna-se prática dentro desse grupo, que muitas vezes não faz o consumo sob orientação médica ou nutricional. “Antes de iniciar o uso dos suplementos, é necessário que sejam feitos exames clínicos e laboratoriais para que os déficits de vitaminas ou aminoácidos, no corpo do atleta, sejam apontados”, alerta o cardiologista. E completa, “o atleta precisa estar muito atento à composição dos suplementos, uma vez que muitos possuem substâncias prejudiciais ao coração, como testosterona e anabolizantes”.

Nunca se esqueça

Antes de começar a praticar qualquer modalidade esportiva, é imprescindível que seja feito um check-up rigoroso para que todo o sistema cardiovascular seja examinado. Só com essa análise é possível ter certeza de que o corpo da pessoa está apto ao esforço ao qual será submetido durante o esporte.


New Call-to-action



Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo