Está mais difícil emagrecer depois dos 30? Entenda o motivo!

Saber como o organismo funciona ajuda, mas é preciso adotar alguns cuidados para manter a saúde.

Hospital Samaritano


28 de julho de 2015


4 minutos
28-07 Está mais difícil emagrecer depois dos 30 Entenda o motivo!

Se você já passou dos 30 anos de idade, provavelmente, já deve ter notado algumas alterações em seu organismo como, por exemplo, uma maior dificuldade em perder peso. Por mais que você feche a boca e elimine doces e gorduras da dieta, parece que aqueles quilinhos indesejados não vão embora com facilidade.

E isso realmente é verdade. É comum que a partir dessa faixa etária comecem a ocorrer algumas mudanças no ritmo do metabolismo, fazendo que ele se torne mais lento.

“A partir dos 25 anos, o metabolismo começa a desacelerar e gastar menos energia nas atividades do dia a dia, o que contribui para o aumento de peso. A dificuldade para emagrecer nas mulheres também está relacionada à redução gradativa da produção hormonal”, explica a médica do Núcleo de Gastroenterologia do Hospital Samaritano de São Paulo, Dra. Catia Rejânia.

De acordo com a médica, cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente e os outros 20% estão relacionados a fatores como alimentação, regularidade das refeições, ingestão de água e tecido muscular.

“O metabolismo é definido como um conjunto de transformações que ocorrem com os nutrientes e substâncias químicas no nosso organismo. É a partir de seu funcionamento que será definida a taxa de queima de gordura. Por isso, é importante não pular refeições, beber água com frequência e promover uma reeducação alimentar a fim de evitar a obesidade”, acrescenta a médica.

À medida que a idade aumenta, nosso organismo vai sofrendo uma série de mudanças. Porém, culpar apenas o desempenho do metabolismo é um erro.

Para manter a saúde em dia e evitar um caso de obesidade, por exemplo, é necessário adotar alguns cuidados:

Caso você note alterações no seu sistema digestivo, incluindo o mau funcionamento do intestino, consulte um gastro e também um nutricionista para obter uma orientação assertiva e tratar o problema de forma correta.

New Call-to-action



Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo