Esquecimentos temporários? Entenda a Amnésia Global Transitória

Conheça os sintomas da AGT e a importância do diagnóstico em atendimento especializado.

Hospital Samaritano


2 de setembro de 2015


3 minutos
Esquecimentos temporários? Entenda a Amnésia Global Transitória

Talvez você já tenha conhecido alguém que teve esquecimento temporário, aquele quando você esquece o que tinha para fazer, o nome de alguém ou até mesmo um objeto em determinado lugar. Então, ele merece atenção.

Comum em pessoas com mais de 50 anos, esse problema pode ser a chamada Amnésia Global Transitória (AGT), distúrbio de caráter temporário desencadeado por fator emocional, estresse ou esforço físico.

“Não é fator desencadeante de outras doenças, mas precisa de acompanhamento especializado e rápido, já que fatores de perda de memória também podem estar associados a outras doenças. O tempo para o diagnóstico – para descartar outras doenças mais graves -, faz toda diferença”, explica Dr. Renato Anghinah, coordenador do Núcleo de Neurologia do Hospital Samaritano de São Paulo.

De forma súbita, os sintomas geralmente são a perda da orientação temporal ou espacial, não sabendo mais onde está – ou estava – e o que fazia há poucos instantes. Ocorre também um comportamento de perguntas repetitivas, além de a pessoa esquecer em seguida o que estava fazendo.

“Esses comportamentos causam preocupação de familiares e amigos, que os veem como sintomas de doenças mais graves e que, seguramente, também devem ser afastadas antes do diagnóstico, confirmando a Amnésia Global Transitória, destaca o especialista.

Essa perda de memória, como o próprio nome diz, é temporária e geralmente acontece em um único episódio. Pode durar de uma a 24 horas, “mas logo depois a pessoa volta às atividades normalmente”, completa o especialista.

“A perda de memória também é sintoma de outras doenças neurológicas, como o Alzheimer. Uma rápida e assertiva avaliação faz toda diferença. Por isso, a qualquer sinal, deve-se ir imediatamente a um centro de atendimento especializado e se consultar com neurologista”, finaliza Dr. Renato Anghinah.

New Call-to-action



Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo

Diretor Técnico: Dr. Maurício Rodrigues Jordão - CRM 98.881