Entenda como esportes com impactos frequentes na cabeça podem causar demência

Conhecida há mais de cem anos, a doença era chamada de demência pugilistica, pois havia sido detectada apenas em lutadores.

Hospital Samaritano de São Paulo


5 de março de 2014


4 minutos
shutterstock_273779966

A Encefalopatia Traumática Crônica é uma doença cerebral degenerativa que afeta principalmente pessoas com histórico de lesões constantes, mesmo que leves, na cabeça. A doença provoca o acúmulo de uma determinada proteína que causa o processo degenerativo no cérebro.

Conhecida há mais de cem anos, a doença era chamada de demência pugilística, pois havia sido detectada apenas em lutadores. “No ano de 2002, nos Estados Unidos, foi descrito o primeiro caso da doença em um jogador da liga de Futebol Americano, então, a partir desse caso, passou a se chamar encefalopatia traumática crônica”, ressalta o coordenador do Núcleo de Neurologia do Hospital Samaritano, Dr. Renato Anghinah.

New Call-to-action



Entre os sintomas da doença estão a demência ou declínio na capacidade mental, problemas de memória, parkinsonismo ou tremores e falta de coordenação motora.

De acordo com o especialista, no ano de 2009 houve um grande aumento de casos descritos em jogadores de futebol americano e também em outras modalidades esportivas, como no hóquei e rugby. Em fevereiro de 2014 foi registrado o primeiro caso em um jogador de futebol.

O diagnóstico da doença é realizado por meio de uma avaliação com o neurologista e exames de imagem, como o PET/CT. “É importante que o paciente busque por um especialista experiente, pois, apesar de a doença ser descrita há mais de cem anos, ela só ganhou evidência de dez anos pra cá, então somente um médico com conhecimento da doença conseguirá fazer o diagnóstico preciso”, destaca Dr. Anghinah.

Após o diagnóstico, o tratamento é multidisciplinar, envolvendo equipe multiprofissional de diversas áreas, como fisioterapia, fonoaudiologia, psicoterapia e manutenção do acompanhamento neurológico.

Aproveite para ler e assistir ao vídeo sobre o assunto no Esporte Espetacular, no qual o Dr. Renato Anghinah explica a evolução da encefalopatia traumática crônica.

Para saber mais sobre Encefalopatia Traumática Crônica, veja a entrevista com o Dr. Renato Anghinah:

Como opção, escute o boletim “Especialista Samaritano” sobre Encefalopatia Traumática Crônica:

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo

Diretor Técnico: Dr. Maurício Rodrigues Jordão - CRM 98.881