Pâncreas: qual é sua função e como mantê-lo saudável?

A mudança de alguns hábitos, como os alimentares, ajuda a preservar a saúde do órgão.

Hospital Samaritano


15 de dezembro de 2015


5 minutos
15-12 Pâncreas qual é sua função e como mantê-lo saudável

Você sabe qual a função do pâncreas no seu organismo e como mantê-lo saudável? Ele é responsável pela produção de hormônios essenciais para o equilíbrio da glicose na corrente sanguínea e de enzimas importantes que fazem parte do processo de digestão e absorção de gorduras, proteínas e carboidratos dos alimentos.

Preparamos a seguir alguns pontos sobre a importância de preservá-lo e os ganhos para a sua saúde, além de hábitos que devem ser evitados para não comprometer o bom funcionamento do seu organismo.

# Controle das taxas de glicose

Localizado na parte superior do abdômen, atrás do estômago, o pâncreas é fundamental para manter as funções do seu corpo em pleno funcionamento. A insulina, um dos hormônios liberados pelo órgão, absorve o excesso de açúcar na corrente sanguínea. Já o glucagon, outro hormônio também produzido pelo pâncreas, tem a função contrária e aumenta a glicose no sangue. A combinação de insulina e glucagon é fundamental, pois mantém o nível ideal de açúcar no sangue.

New Call-to-action



# Aliado da boa digestão

Os sucos digestivos e enzimas produzidas pelo órgão quebram em pedaços menores as proteínas, os açúcares e as gorduras, facilitando a absorção pelo intestino. Além disso, ele também é responsável pelo fluxo de bicarbonato de sódio para o duodeno, o que faz com que a acidez do estômago seja neutralizada e evite danos ao intestino.

Danos ao órgão podem causar doenças como diabetes, fibrose cística, insuficiência pancreática, pancreatites, carcinoma e tumores.

# Conservando a saúde do pâncreas

Estudo desenvolvido pela organização britânica de pesquisas sobre câncer, Cancer Research UK, revelou que cerca de 40% dos casos de câncer de pâncreas – doença com alta taxa de mortalidade – poderiam ser evitados com mudanças no estilo de vida, entre elas a manutenção do peso ideal e o abandono do cigarro. No caso da pancreatite, inflamação do órgão que pode ser aguda ou crônica, a maioria das ocorrências está ligada ao consumo de álcool.

Deixar esses hábitos de lado e melhorar a sua alimentação são atitudes indispensáveis para contribuir com o bem-estar do órgão. Moderar o consumo de açúcares e carboidratos, e aumentar a ingestão de vegetais e fibras na sua dieta também são atitudes extremamente recomendáveis.

As fibras, por exemplo, ajudam na digestão gradual das gorduras do corpo e fazem com que o pâncreas não trabalhe de forma excessiva durante a digestão. Outro aliado da queima de gordura são os exercícios físicos. Seja por meio de caminhadas ou atividades de musculação, se exercitar ao menos 30 minutos por dia certamente deve estar entre os principais hábitos de prevenção.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo