Dr. Wen Hung Tzu. Conheça a história do nosso neurocirurgião.

Especialista em cirurgia para epilepsia fala de sua carreira como microneurocirurgião.

Hospital Samaritano


27 de maio de 2016


3 minutos
Dr. Wen Hung Tzu (1)

Nascido em Taiwan, Dr. Wen Hung Tzu veio para o Brasil aos 10 anos e decidiu ser médico após um pedido da mãe. Aos 23 anos, no sexto ano de medicina e atuando no pronto-socorro do Hospital das Clínicas, ele já assistia cirurgias de emergência e se apaixonou. Foi quando se tornou monitor de neuroanatomia e decidiu que queria fazer esse tipo de cirurgia.

Em sua especialização nos EUA, no terceiro ano de residência, conheceu a microneurocirurgia e suas particularidades. Hoje, com um artigo publicado na revista Neurosurgery e capítulos nos livros mais importantes da neurocirurgia, o Dr. Wen considera que, mais importante do que o reconhecimento do seu trabalho, é o desafio de realizar cirurgias cada vez melhores. Estudar e fazer sempre o melhor, essa é a sua motivação.

Quais as diferenças entre uma neurocirurgia e uma microneurocirurgia?

O avanço da tecnologia cria formas cada vez mais avançadas para a realização de cirurgias efetivas. “O cérebro oferece muitos caminhos naturais e é muito importante saber sua anatomia para conhecer os mais fáceis”, explica Dr. Wen.  Com a microneurocirurgia, o microscópio é usado para melhorar a iluminação e, consequentemente, ampliar a visão sobre os detalhes do cérebro para melhor precisão do procedimento.

Microneurologia e epilepsia: todo paciente pode ser submetido ao procedimento?

De modo geral, até 70% dos pacientes com epilepsia têm as crises controladas com medicamentos. Na consulta com o neurologista, após exames para descartar a presença de tumor ou lesão, a condição será controlada com remédios. Os 30% restantes são os pacientes-alvo para a microneurocirurgia. Portanto, todos os pacientes de epilepsia poderiam operar, mas nem todo mundo precisa ser operado.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo

Diretor Técnico: Dr. Maurício Rodrigues Jordão - CRM 98.881