Dor de cabeça: quando deve ser motivo para preocupação?

Sintomas diferentes entre as dores de cabeça podem sinalizar riscos de Acidente Vascular Cerebral Sentir dor de cabeça pode ser…

Hospital Samaritano de São Paulo


22 de Fevereiro de 2016


3 minutos
shutterstock_159805340

Sintomas diferentes entre as dores de cabeça podem sinalizar riscos de Acidente Vascular Cerebral

Sentir dor de cabeça pode ser algo frequente na vida de várias pessoas, desde a dor associada ao estresse, fome e cansaço de vista, até enxaqueca que pode impedir as atividades normais do dia. Porém, dificilmente consideramos que possa ser algo mais grave.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde revelam que, no Brasil, a cada cinco minutos uma pessoa é vítima de Acidente Vascular Cerebral – AVC. Os sintomas de um aneurisma cerebral são, muitas vezes, confundidos com uma crise de enxaqueca, o que faz com que as pessoas geralmente adiem a ida ao médico.

Uma dor de cabeça repentina, explosiva, com alta intensidade em poucos segundos pode ser indicador de uma ruptura ou distensão de um aneurisma cerebral. Nos casos de dor atípica ou incomum e que, além da dor de cabeça, a pessoa sinta outro sintoma neurológico focal – como fraqueza muscular, confusão mental ou alteração visual, por exemplo -,  a ida ao Pronto-Socorro deve ser imediata.

Há grupos de risco propensos a sofrer Acidentes Vasculares Cerebrais hemorrágicos e isquêmicos como:

  • Consumidores regulares de bebida alcoólica;
  • Tabagistas;
  • Pessoas com pressão alta;
  • Sedentários;
  • Diabéticos;
  • Usuários de drogas e,
  • Pessoas com estresse de qualquer tipo.

Para minimizar as chances de ocorrência de um AVC,  existem exames que podem identificar aneurismas cerebrais assintomáticos e, em alguns casos, este diagnóstico pode ser determinante para tratamentos, incluindo procedimentos cirúrgicos.

Além disso, o tempo também pode fazer toda diferença. Quanto antes o paciente buscar atendimento e diagnóstico, maiores são as chances de eliminar as causas e evitar as sequelas.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo