Dieta e falta de vitaminas: combinação perigosa para a saúde

Conheça os riscos das dietas restritivas e as fontes naturais de vitaminas para manter a saúde em dia.

Hospital Samaritano


22 de dezembro de 2015


6 minutos
22-12 Dieta e falta de vitaminas combinação perigosa para a saúde

Muitas pessoas não prestam atenção nos alimentos que consomem ao longo do dia e mal sabem se estão deixando para trás algum nutriente importante. Outras acreditam que seguir alguma dieta pode ser a solução para manter esse controle. Mas não é bem assim: alguns cardápios restringem o consumo de certos grupos de alimentos, o que pode resultar na falta ou excesso de vitaminas e outras substâncias importantes para o nosso organismo.

Dietas que focam no consumo de sopas e shakes ou que limitam a ingestão de carboidratos exigem atenção, pois podem causar uma série de complicações para a saúde. Para não comprometer o bem-estar e o funcionamento do seu corpo, é importante ficar atento aos riscos dos cardápios restritivos e incluir fontes naturais de vitaminas na sua alimentação.

Atenção às dietas da moda

Com certeza você já ouviu falar da dieta Dukan, da lua, da papinha, do tipo sanguíneo e de muitas outras. Porém, quando você decide seguir algum cardápio especial no dia a dia, ele deve ser observado com atenção. As dietas que restringem os carboidratos e priorizam os alimentos ricos em proteínas, por exemplo, dão um resultado rápido, mas precisam ser usadas com moderação.

Os carboidratos são as principais fontes de energia do nosso corpo, funcionando como combustível para o cérebro, medula, nervos e células vermelhas do sangue. A restrição no consumo deste nutriente está diretamente relacionada à carência de vitaminas, sais minerais e fibras, e ainda pode resultar em cansaço, fadiga, tonturas e até problemas mais graves para a saúde.

Fontes naturais de vitaminas

Manter uma dieta equilibrada ainda é o mais indicado para cultivar o funcionamento do organismo e evitar a carência ou excesso de nutrientes. Na maioria das vezes, as vitaminas encontradas nos alimentos são suficientes para suprir a necessidade diária recomendada às crianças e adultos. Veja a seguir onde encontrá-las:

– Vitamina A: importante para a visão, crescimento, pele e prevenção de infecções, também tem efeito antioxidante. Onde pode ser encontrada? Leite, iogurtes, ovos, cenoura, carne de fígado, vegetais de folhas verdes.

– Vitaminas do complexo B: as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12 atuam no sistema neurológico, prevenção do envelhecimento celular, produção de células vermelhas, anticorpos e no metabolismo de nutrientes, auxiliando na digestão de alimentos. Onde podem ser encontradas? Leite, carnes, ovos, cereais integrais, peixes, folhas verdes.

– Vitamina C: melhora a imunidade, pele e tem forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres. Onde pode ser encontrada? Frutas (laranja, acerola, goiaba, kiwi, morango) e vegetais (pimentão, brócolis, couve de Bruxelas).

– Vitamina D: fundamental para a produção de colágeno, fortalecimento dos ossos, músculos, cartilagens e prevenção do diabetes. Onde pode ser encontrada? Luz solar, sardinha, salmão, óleos vegetais, carne bovina, ovos.

– Vitamina E: possui forte ação antioxidante e combate os radicais livres. Ainda ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas. Onde pode ser encontrada? Nozes, sementes, vegetais de folhas verde-escuras, óleos vegetais.

– Vitamina K: importante para a coagulação do sangue e saúde dos ossos. Onde pode ser encontrada? Vegetais verdes (couve-flor, brócolis, agrião, rúcula, nabo, alface, repolho, espinafre), óleos vegetais (azeite), abacate, ovos e fígado.

Pessoas que não ingerem nenhum alimento de origem animal, gestantes e atletas com cargas pesadas de treinos podem apresentar a necessidade de incluir suplementos vitamínicos em suas dietas. No entanto, é essencial que a avaliação e decisão sejam sempre realizadas com auxílio médico.

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