4 dicas para cuidar de problemas gastrointestinais

Veja algumas dicas para reduzir os desconfortos causados pelos problemas gastrointestinais.

Hospital Samaritano


22 de outubro de 2015


4 minutos
Como-cuidar-de-problemas-gastrointestinais

Você dedica mais de 10 horas por dia ao trabalho? Alimenta-se rápido e come fast food ou outros tipos de comidas gordurosas com frequência? Vive correndo contra o tempo e está sempre se sentindo irritado ou pressionado? Suas noites de sono não são mais as mesmas e raramente você acorda descansado?

Se você respondeu “sim” para mais de duas perguntas, provavelmente também sofre com frequência algum tipo de dor no estômago e desconforto intestinal.

Por isso, veja quatro dicas para reduzir as manifestações desses problemas gastrointestinais e desfrutar de uma vida mais saudável.

1 – Valorize o horário das refeições

Estamos correndo o tempo todo contra o relógio para conseguir dar conta de todos os compromissos ao longo do dia e isso, provavelmente, não vai mudar. Mas, se há um momento que deve ser valorizado, é o das refeições. Na hora do almoço ou do jantar, pare o que está fazendo e procure comer devagar, mastigando bem os alimentos. É importante também optar por uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes.

2 – Controle seu estado emocional

Algumas situações nos tiram do sério e acabamos somatizando as emoções, o que prejudica nossa própria saúde. “O estresse aumenta o estímulo de produção do ácido clorídrico pelo estômago. A associação da ingestão de fast food com longos períodos em jejum é a fórmula exata para quadros de gastrite, úlcera gástrica ou úlcera duodenal”, explica o Dr. André Ibrahim David, coordenador do Núcleo de Gastroenterologia do Hospital Samaritano de São Paulo.

3 – Priorize as horas de sono

O problema que não foi resolvido durante o dia provavelmente não terá uma resposta ao longo da madrugada. Por isso, condicione-se a investir seu tempo em horas de descanso para que seu corpo e mente possam se recuperar. Com o sono em dia, o sistema imunológico fica mais resistente, dificultando o surgimento de doenças.

4 – Mexa-se!

A prática de exercícios físicos é uma excelente opção para cuidar da saúde do organismo e aliviar o estresse. Converse com seu médico e avalie o tipo de atividade mais indicada para o seu caso e comece a se mexer!

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo