Alimentação saudável e coração em dia

Hospital Samaritano


10 de junho de 2015


3 minutos
alimentacao-saudavel-e-coracao-em-dia

Quem está lutando contra a balança e com dificuldade em perder peso, costuma entusiasmar-se com a chegada de cada nova dieta ao mercado. Na pressa por eliminar os quilinhos a mais, as pessoas deixam a saúde de lado e aderem às famosas dietas da moda.

No entanto, a médio e longo prazo, essas dietas, que na maioria das vezes são restritivas, acabam causando prejuízo à saúde, chegando a comprometer o funcionamento de alguns órgãos como coração e fígado, por exemplo.

Um exemplo disso são as dietas de desintoxicação. Normalmente baseadas na ingestão apenas de líquidos, a longo prazo, ela compromete o funcionamento dos rins, provoca fraqueza no organismo e até arritmia cardíaca. Outro caso é a famosa Dieta do Dr. Atkins, que defende a redução drástica do consumo de carboidratos, o que pode potencializar os riscos de problemas coronarianos e diabetes, além de danificar as funções hepáticas.

“Quando ocorre a redução de carboidratos no organismo, ele precisa buscar energia em outras fontes como gordura e proteína. O excesso de proteína pode causar danos nas funções hepáticas e nos rins. Já o consumo elevado de gordura, principalmente a saturada, favorece o aumento dos riscos de problemas coronarianos e diabetes”, explica o Dr. Roberto Cury, Coordenador do Núcleo de Cardiologia do Hospital Samaritano de São Paulo.

A verdade é que milagre não existe. Para perder peso com saúde, o mais indicado é reduzira quantidade de calorias ingeridas ao dia, principalmente as calorias vazias que vem do consumo de alimentos gordurosos, doces, refrigerantes, entre outros. A combinação entre atividade física e alimentação saudável continua sendo o segredo para emagrecer, manter o peso e a saúde em dia.

[hs_action id=”7669″]

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo

Código de conduta UHG | Código de conduta para parceiros de negócio | Relatório de Sustentabilidade 2018 | Diretor Técnico: Dr. Maurício Rodrigues Jordão - CRM 98.881