Tudo o que você precisa saber sobre Encefalopatia Traumática Crônica

A Encefalopatia Traumática Crônica trata-se de uma doença cerebral degenerativa

Hospital Samaritano


15 de junho de 2016


2 minutos
shutterstock_152658317

A Encefalopatia Traumática Crônica trata-se de uma doença cerebral degenerativa que afeta principalmente pessoas com histórico de lesões constantes, mesmo que leves, na cabeça.

Sobre este assunto, foi lançado recentemente no Brasil um filme baseado em fatos reais chamado “Um Homem Entre Gigantes”. O filme aborda a descoberta da Encefalopatia Traumática Crônica através de casos de sintomas comuns em jogadores de futebol americano, como perda de memória e demência. A descoberta foi feita em 2002 e desde então já virou livro e agora filme.

Existem outras profissões e práticas esportivas que podem oferecer riscos e causar a Encefalopatia Traumática Crônica, como o nosso futebol, por exemplo. Para saber mais detalhes sobre a doença, acesse: Encefalopatia Traumática

Dr. Renato Anghinah, coordenador do Núcleo de Neurologia do Hospital Samaritano e autor do livro Concussão Cerebral, falou sobre o tema durante o MEDTalks, apresentando o estudo que diagnosticou o primeiro caso de um jogador brasileiro com a doença, além de outros estudos sobre a recorrência de casos no Brasil:

Para mais informações, entre em contato com o nosso Núcleo de Neurologia pelo telefone: (11) 3821-5300.

 

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo