Sangramento no período da menopausa merece atenção!

Aquele pequeno sangramento irregular, durante o período de menopausa? Fique atenta! Consulte-se com especialista para que a causa seja investigada

Hospital Samaritano


26 de maio de 2016


3 minutos
shutterstock_202526806

Fase comum para mulheres entre 45 e 55 anos – e que, em alguns casos ocorre pouco antes ou depois – a menopausa traz algumas dúvidas para grande parte do público feminino e, ao mesmo tempo, exige atenção. Um pequeno sangramento uterino que acontece fora do período menstrual – a metrorragia – é um alerta de que alguma coisa pode estar errada.

Segundo o oncoginecologista do Hospital Samaritano de São Paulo, Dr. Ricardo Chazan Breitbarg, “essa situação deve ser investigada logo no primeiro sintoma. Não importa a quantidade ou o volume. Basta que seja uma vez para que o especialista seja consultado”.

Grupos de risco Mulheres em período de pós-menopausa e em grupo de risco devem estar ainda mais atentas: diabéticas, hipertensas e obesas, pois o útero é bombardeado por hormônio (estrógeno) sem oposição a outro hormônio (progesterona).

Diagnóstico e tratamento De acordo com Dr. Breitbarg “na maioria das vezes, quase 80%, esse sangramento é uma atrofia do endométrio”. Mas alerta. “Se através de exames for identificado pólipo, ele poderá ser retirado através de histeroscopia cirúrgica – procedimento diagnostico e terapêutico, sob anestesia -, para coleta de material do útero. Mas se for diagnosticado câncer de endométrio, que responde por 10% das causas de sangramento pós-menopausa, é necessária intervenção cirúrgica”.

“O sangramento pós-menopausa é extremamente importante e não pode ser desconsiderado. A vergonha deve ser deixada de lado. As mulheres que passam por essa situação devem se lembrar que, se for um tumor, ele começará a crescer.”

Por isso, ao primeiro sangramento, agende sua consulta com especialista. Referência em medicina de alta complexidade, o Hospital Samaritano de São Paulo possui Núcleo de Ginecologia com profissionais especializados.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo

Diretor Técnico: Dr. Maurício Rodrigues Jordão - CRM 98.881