O que é bursite?

Comum na região dos ombros, inflamação causa dor e rigidez nas articulações

Hospital Samaritano


31 de agosto de 2016


2 minutos

Bursite é uma inflamação na bolsa sinovial (ou bursa), que são pequenas bolsas cheias do líquido sinovial, localizadas ao redor das articulações cuja função é amortecer o atrito entre tendões, músculos e ossos. A bursite, geralmente, afeta a articulação de ombros, cotovelos, quadris e joelhos. Principalmente nos ombros costuma ser frequente devido à quantidade de bursas presentes nesta articulação.

A causa mais comum da bursite é a repetição de movimentos ou posições em determinada articulação, lesões por esforço, traumas ortopédicos, artrite ou por algum tipo de infecção. Em alguns casos, a causa da bursite pode ser indeterminada.

Os principais sintomas desta doença são: dor e rigidez na articulação ao movimentá-la, inchaço, calor ou vermelhidão e sensibilidade na região.

O tratamento da bursite deve ser feito sob orientação de um médico ortopedista. Sendo seguidas as recomendações, é uma doença que tem cura ou que pode ser controlada. Em geral, o tratamento consiste no repouso da articulação afetada, uso de antiinflamatórios e compressas de gelo. Exercícios de fisioterapia também são recomendados para fortalecer os músculos da articulação. Em casos mais avançados, o ortopedista pode indicar o uso de antibióticos, injeções de corticóides ou drenagem cirúrgica para retirada do líquido inflamatório.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo