Autonomia na terceira idade: atividade física é a melhor aliada

Além dos benefícios para o corpo, o exercício físico também estimula a mente e o convívio social

Hospital Samaritano


9 de agosto de 2016


3 minutos

Em 2004, no Brasil, as pessoas com mais de 60 anos representavam 9,7% da população, passaram para 13,7% em 2014 e chegarão a 18,6% em 2030, segundo o IBGE. Assim como o aumento da população idosa, é natural que aumente também a preocupação da sociedade com o envelhecimento saudável.

“No corpo humano, o processo de envelhecimento é associado a alterações físicas, fisiológicas, psicológicas e sociais. Especialmente para os idosos, a prática regular de exercícios proporciona autonomia e independência na realização das tarefas da vida diária, pois estimula força, resistência, equilíbrio e flexibilidade”, explica Dr. Luiz Fernando Cocco, coordenador do Núcleo de Ortopedia do Hospital Samaritano de São Paulo.

O cérebro dos idosos também se beneficia com a prática de exercícios.

Os movimentos mantêm a atividade cerebral em alta, proporcionando uma melhora considerável da concentração, memória, raciocínio e aprendizado motor. Além das melhorias para mente e corpo, a atividade física também tem seu papel social, pois faz com que os idosos saiam de casa, conheçam pessoas novas e criem vínculos fora das relações familiares.

Independentemente da idade, na hora de escolher e executar os exercícios, é indispensável realizar uma avaliação médica e ter o acompanhamento de profissionais especializados, como fisioterapeutas e educadores físicos, por exemplo. As necessidades e objetivos de cada pessoa são diferentes e as recomendações devem estar alinhadas com o histórico médico de cada uma.

Segurança da casa

Para saber mais informações sobre a saúde dos idosos, assista ao vídeo do MedTalks com o Dr. Fernando Cocco. Nele, o especialista fala sobre os riscos de acidentes domésticos com idosos e como adaptar uma casa para oferecer mais segurança a uma pessoa da terceira idade.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo

Dr. Maurício Rodrigues Jordão - Diretor Técnico - CRM 98.881