O que é aférese?

Procedimento de doação de sangue ajuda no tratamento de doenças

Hospital Samaritano


18 de agosto de 2016


2 minutos

Aférese é uma palavra de origem grega, que significa separação. É um procedimento de doação de sangue, em que é possível separar e retirar um dos componentes sanguíneos através da utilização de um equipamento automatizado.

O sangue é constituído pelo plasma e por células, como os glóbulos vermelhos, leucócitos (glóbulos brancos) e por partículas, que são as plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue. Estas células estão imersas no plasma, que é a parte líquida do sangue, constituído por 90% de água, enzimas e proteínas.

A doação por aférese é um processo simples e seguro, que permite a coleta de determinada porção do componente sanguíneo desejado. Ou seja, só uma parte do total das células é removida. No procedimento, um equipamento de sistema inteligente retira parte do sangue, separa por centrifugação o hemocomponente desejado e devolve ao doador o restante.

No Hospital Samaritano, a doação por aférese é feita com equipamentos modernos, de alta tecnologia, que garantem a segurança do doador. Por mês, são realizados aproximadamente 150 procedimentos.

A doação por aférese pode ser realizada para ajudar no tratamento de doenças autoimunes, leucemia, hemorragias e transplantes.

Conheça nosso Banco de Sangue.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo

Diretor Técnico: Dr. Maurício Rodrigues Jordão - CRM 98.881