O que a cor da urina revela sobre sua saúde

Além da cor, o aspecto e o cheiro da urina podem indicar algumas doenças e anormalidades

Hospital Samaritano de São Paulo


19 de dezembro de 2016


3 minutos

Você sabia que a cor da urina pode ser um sinal de como anda sua saúde? O sistema ou aparelho urinário possui a importante função de filtrar as “impurezas” que circulam no sangue, sendo responsável pela produção e pela eliminação da urina.

A cor, aspecto e cheiro da urina podem indicar algumas doenças e anormalidades. Por isso, é sempre bom estar atento aos seus hábitos e a cor da sua urina para prevenir complicações. De acordo com o Dr. Alexandre Crippa, coordenador do Núcleo de Urologia do Hospital Samaritano, uma urina saudável deve ser amarela bem clara, com um odor típico, porém leve.

Beber muita água, no mínimo dois litros por dia, é uma atitude simples e eficaz para ajudar no funcionamento do sistema urinário e, consequentemente, na boa saúde da urina. “Para uma pessoa adulta, o ideal é que se faça, em média, 1,5 litros de urina por dia”, comenta o médico. Essa quantidade equivale, aproximadamente, a cinco idas ao banheiro no dia para micção.

Diagnóstico

Os exames a serem realizados para diagnosticar problemas urinários dependem das possíveis causas da mudança de coloração da urina e dos sintomas que o paciente apresenta. Por exemplo, em casos de urina marrom também são solicitados exames relacionados ao fígado. Em geral, Urina I e Urocultura são os principais exames no diagnóstico de doenças urinárias.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo