Conheça a doação de plaquetas, método que auxilia no tratamento de diversas doenças

Tão simples quanto a doação de sangue, doar plaquetas pode ajudar no tratamento de várias doenças

Hospital Samaritano de São Paulo


17 de novembro de 2016


3 minutos

Você sabe o que são plaquetas? Um dos vários componentes do sangue, elas são produzidas na medula óssea e tem como principal função ajudar no sistema de coagulação do corpo, servindo de barreira e minimizando sangramentos. Por isso, é fundamental que o corpo humano tenha quantidades suficientes do elemento no sangue.

Muitas doenças, porém, reduzem o número de plaquetas no sangue, como a dengue, outras doenças hemorrágicas e oncológicas. São nesses casos em que a transfusão de plaquetas é útil, pode ajudar em tratamentos e até salvar vidas.

A grande diferença entre a doação de sangue e a de plaquetas é que a segunda, feita por aférese (leia aqui sobre), obtém uma quantidade de plaquetas de 6 a 8 vezes maior do que na doação de sangue convencional. O procedimento, entretanto, é bem parecido. É realizada uma punção venosa em um dos membros superiores do doador, de modo que o sangue retirado é direcionado a um circuito estéril e descartável em um equipamento automatizado que é capaz de coletar somente as plaquetas, devolvendo os demais componentes sanguíneos ao doador. Não há contato do sangue do doador com o equipamento, somente com o circuito descartável.

Podem doar pessoas entre 18 e 69 anos, que tenham mais de 55 quilos e que doaram sangue há mais de 30 dias. Os doadores não devem estar em jejum, porém o consumo de alimentos gordurosos deve ser evitado 3 horas antes da doação. Pessoas que têm histórico de doenças como hepatite, HIV, malária e mal de Chagas não podem doar, bem como as que fizeram tatuagens ou maquiagens definitivas há menos de 01 ano. Quem recebeu sangue ou derivados há menos de 01 ano ou tem comportamentos sexuais relacionados a transmissão de doenças, também não.

Os riscos para os doadores são minimizados com a utilização de equipamentos de alta tecnologia e materiais totalmente descartáveis.

Saiba mais:

O que é aférese?

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo