Saiba como cuidar das mãos após acidentes domésticos e de trânsito

Especialista em microcirurgia e reimplante de membros alerta sobre os cuidados que devem ser tomados com as mãos.

Hospital Samaritano


11 de setembro de 2015


3 minutos
Saiba como cuidar das mãos após acidentes domésticos e de trânsito

Entre 20% e 40% dos acidentes domésticos e de trânsito acometem as mãos, sendo as fraturas ou os ferimentos por objeto cortante os mais frequentes. Quando os ferimentos são profundos, podem comprometer a função dos tendões e nervos, e com isso limitar os movimentos e a sensibilidade do membro.

“Cortes superficiais conhecidos do dia a dia, o organismo se encarrega de cicatrizar. Já os cortes profundos precisam de avaliação imediata do especialista. Caso contrário, poderá comprometer seriamente a coordenação de movimentos, podendo levar a pessoa à limitação permanente”, informa Dr. João Carlos Belloti, cirurgião especialista em microcirurgia de mãos do Hospital Samaritano de São Paulo.

Como primeiro passo, em caso de acidente, Dr. Belloti indica: “lavar o local com água corrente e jamais usar opções como borra de café, sabão ou qualquer outro. Isso pode infeccionar e dificultar a recuperação local”. Além disso, o especialista alerta que em ferimentos que apresentam muito sangramento ou diminuição da sensibilidade ou do movimento dos dedos é preciso procurar rapidamente um hospital referência para avaliação por um especialista em cirurgia da mão.

Se o acidente for grave e houver uma parte amputada, o membro deve ser lavado com água e colocado imerso em um saco plástico com água ou soro fisiológico. Esse primeiro saco plástico deve ser colocado em um segundo com água e gelo. Nunca se deve colocar a parte amputada em contato direto com o gelo.

“Essas situações são de emergência e o rápido atendimento faz toda diferença”. O Hospital Samaritano de São Paulo, referência em alto desempenho em medicina especializada, possui atendimento diferenciado no Núcleo de Ortopedia, com profissionais especializados em cirurgia da mão e microcirurgia para reimplantes.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo

Diretor Técnico: Dr. Maurício Rodrigues Jordão - CRM 98.881