Lesões musculares no joelho e tornozelo são as mais frequentes em jogadores de futebol

Coordenador do Núcleo de Ortopedia do Hospital Samaritano, Luiz Fernando Cocco, fala sobre os principais problemas destes atletas.

Hospital Samaritano


13 de Março de 2015


3 minutos
Lesões Musculares

Um dos esportes mais populares do mundo, o futebol tem exigido cada vez mais fisicamente de seus atletas que, muitas vezes, trabalham no limite da exaustão.

Esse cenário vem propiciando um aumento do número de lesões nos jogadores e afastando-os de competições importantes. Às vésperas do início da Copa do Mundo da Fifa, craques como o francês Ribèry e o colombiano Falcão García contundiram-se e não jogarão a maior competição de futebol.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Ortopedia do Hospital Samaritano de São Paulo, Luiz Fernando Cocco, as lesões musculares são as mais frequentes em jogadores de futebol, principalmente dos membros inferiores.

“No país do futebol, destacamos as lesões como entorses e contusões como sendo as mais comuns. Entre estas, as que mais afetam os jogadores são as lesões dos joelhos e tornozelos”, afirma.

As lesões musculares podem ser evitadas através de um bom condicionamento físico e aeróbico, trabalhando a força muscular adequadamente e mantendo um bom alongamento da musculatura esquelética.

O especialista cita que, entre outras lesões mais frequentes vinculadas ao futebol, destaque também para as lesões do ligamento cruzado anterior, uma estrutura interna do joelho e que serve como estabilizador desta articulação. “Sua insuficiência compromete o desempenho de muitos atletas, fazendo com que na maioria das vezes seu tratamento seja cirúrgico”.

Em caso de tratamento cirúrgico para a lesão no joelho, Cocco cita que já é possível realizar este procedimento de forma minimamente invasiva, através de uma artroscopia. Essa técnica utiliza uma câmera e pinças percutâneas para a reconstrução dos ligamentos rompidos. “Os resultados são muito animadores, fazendo com que a maioria dos atletas retorne ao esporte no mesmo nível físico de competição prévio ao acidente”, ressalta.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo