Entenda mais sobre as diferentes formas de pisar

Saiba como sua pisada pode prejudicar seu rendimento e causar lesões mais graves

Hospital Samaritano de São Paulo


25 de abril de 2017


3 minutos
shutterstock_219757786 (1)

Você costuma, mesmo sem problemas ortopédicos aparentes, sentir dores ou incômodos durante e após corridas e caminhadas? Percebe que seus calçados costumam ficar mais desgastados de um lado do pé que do outro? Pode ser que você tenha algum problema ortopédico relacionado a sua pisada.

Existem três tipos de pisadas que uma pessoa pode ter: a pisada neutra, a pronada e a supinada. O que determina a forma de pisar de alguém é uma articulação chamada subtalar, localizada abaixo do tornozelo, que age sempre ao dar um passo.

A pronação, movimento o qual a subtalar é responsável, é um movimento natural da anatomia humana e serve para minimizar o impacto de nossas atividades. Entretanto, quando esse movimento é acentuada para dentro, ou é ausente ou até mesmo para fora, ele caracteriza uma pisada incorreta.

A pisada neutra é aquela equilibrada, em que a parte de fora do calcanhar é utilizada e que ganha impulso com a parte da frente do pé uniformemente. A pronada é a que o pé toca o chão com seu lado mais interno, utilizando o dedão para ganhar impulso. Já a supinada é aquela que força mais o lado externo do calcanhar, utilizando o dedo menor para impulso.

O problema é que atividades que são benéficas à saúde, como correr e andar, por exemplo, podem gerar problemas mais graves caso o tipo de pisada seja ignorado antes de escolher um calçado para o exercício. Quem tem pisadas supinadas ou pronadas podem ter dores na canela, nas articulações e mais facilidade em sofrerem lesões nos pés, joelhos e até nas costas.

Por isso, antes de iniciar uma atividade física, o ideal é consultar-se com um especialista. Além de descobrir qual a raiz do problema, que pode ser crônica, como tendinites ou deformidades ósseas, ou superficial, como bolhas ou lesões externas, o médico poderá identificar seu tipo de pisada e indicar o melhor modelo de tênis para usar ao se movimentar, evitando assim vícios de postura e até problemas mais graves.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo