Crianças também podem apresentar problemas de coluna

Mochilas pesadas e uso incorreto de celulares e tablets expõem as crianças a problemas de coluna comuns aos mais velhos

Hospital Samaritano de São Paulo


24 de janeiro de 2017


3 minutos
shutterstock_559520284 (1)

Foi-se o tempo em que apenas os mais velhos tinham problemas de coluna. Postura incorreta, dores nos ombros e nas costas atingem cada vez mais a população jovem, e até mesmo as crianças têm desenvolvido sintomas como estes.

Sobrepeso, postura, muito tempo em frente à TV e sedentarismo são algumas das causas que têm aumentado a incidência de problemas na coluna nos mais novos e promete continuar em alta: este é o estilo de vida que muitas crianças que crescem em cidades grandes levam hoje em dia.

Outro grande vilão são as mochilas pesadas. Principalmente agora, no período de volta às aulas, é importante prestar atenção no peso que as crianças carregam nas costas. De acordo com o Dr. João Bergamaschi, ortopedista do Hospital Samaritano de São Paulo, para que não causem problemas à saúde dos pequenos, as mochilas não devem pesar mais do que 10% do peso deles. Uma mochila pesada faz as costas da criança curvarem, e é aí que surge a dor muscular e ainda mais problemas de postura.

Além das mochilas, o uso incorreto da tecnologia também prejudica a saúde das crianças, que começam cada vez mais cedo a utilizarem tablets e smartphones. A inclinação exagerada do pescoço para a visualização e manuseio dos aparelhos sobrecarrega a coluna cervical e é extremamente prejudicial à região e, consequentemente, à postura. Tanto é que já se fala em “geração da cabeça baixa”: uma geração que adota uma postura totalmente prejudicial ao corpo ao mexer nos aparelhos eletrônicos.

As recomendações valem tanto para crianças quanto para adultos. O estresse muscular causado pelo excesso de peso carregado nas costas e pela postura ao mexer nos celulares pode causar dores no pescoço, na coluna e nos ombros precocemente e até acarretar em uma hérnia de disco.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Especialidades Pediátricas

Ver Todos