Áreas de Atuação

Oncologia Clínica

A oncologia clínica conta com diversos especialistas que atuam na prevenção do câncer por meio de orientações educativas e do aconselhamento de riscos ambientais, genéticos, entre outros.

A área também é responsável pelo planejamento do tratamento e seguimento dos pacientes com neoplasias malignas já diagnosticadas. O oncologista clínico é o responsável pela prescrição dos medicamentos que serão administrados ao paciente, como a quimioterapia, imunoterapia e hormonioterapia.

O tipo de tratamento é definido pelo oncologista de modo individualizado por meio de uma abordagem multidisciplinar, reunindo outras diferentes especialidades, garantindo um atendimento integrado, que resultará em melhores resultados.

Oncologia Pediátrica

O câncer não atinge somente os adultos, pode atingir também as crianças e elas precisam de tratamentos específicos. O câncer pediátrico é a principal causa de morte entre as crianças maiores de quatro anos. Os tipos de câncer mais comuns nas crianças são as leucemias e linfomas, que ocorrem no sangue e respondem por 40% dos casos. A oncologia pediátrica é composta por uma equipe multidisciplinar, que tem como objetivo realizar o diagnóstico precoce da doença, aumentando sua chance de cura, e definindo a melhor opção terapêutica para o paciente.

Hematologia e Transplante de Medula Óssea  

Cirurgia Oncológica

A cirurgia oncológica é um dos tripés no tratamento do câncer, ao lado da quimioterapia e da radioterapia. O procedimento, muito comum em diversos tipos de câncer, tem como objetivo a cura da doença, com a retirada do tumor, mas também pode ser realizada com o objetivo paliativo, aliviando os sintomas da doença, aumentando a qualidade de vida do paciente e também auxiliar em alguns tipos de diagnósticos. Com o avanço tecnológico, hoje os procedimentos são menos invasivos, permitindo cirurgias mais conservadoras, com melhores resultados estéticos e funcionais.

A Cirurgia Oncológica envolve todas as especialidades, tais como:

Neurocirurgia

O Hospital Samaritano está apto a realizar neurocirurgias de alta complexidade (cirurgias realizadas no cérebro, medula espinhal, nervos e coluna vertebral) para tratamento de tumores, aneurismas cerebrais, hidrocefalias, acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos e isquêmicos, hérnias de disco, compressões na medula, lesões de nervos, dor crônica, doença de Parkinson, epilepsia e traumatismos crânio-encefálicos.

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

A especialidade de cabeça e pescoço tem como objetivo realizar o diagnóstico e tratamento de um grupo heterogêneo de tumores localizados na cavidade oral; nasofaringe; orofaringe; hipofaringe; laringe; cavidade nasal e seios paranasais; glândulas salivares. Estas áreas estão diretamente envolvidas com as funções de fala, deglutição, respiração, paladar, olfato e outros.

Mastologista

Mulheres vítimas de câncer de mama que tiveram seus seios modificados ou retirados por procedimentos cirúrgicos conseguem por meio da cirurgia plástica reconstrutiva um novo seio. A integração da Mastologia e da Cirurgia Plástica como especialidades médicas com o objetivo de melhorar o planejamento da melhor técnica de reparação da deformação da mama. O Centro de Mama, um centro do Núcleo de Ginecologia e do Núcleo de Oncologia está preparado para o atendimento completo e integrado destas pacientes.

Tórax

É a especialidade que trata os tumores malignos (câncer) do tórax e das vias aéreas. O especialista em cirurgia do tórax trabalha para diagnosticar o tumores localizados no tórax e discutir, juntamente com uma equipe multidisciplinar, que inclui oncologistas, radiologistas, radioterapeutas e pneumologistas, o delineamento terapêutico que será aplicado ao paciente.

Ortopedia

A equipe do Núcleo de Oncologia trabalha em parceria com o Núcleo de Ortopedia para trabalhar na prevenção, diagnóstico e tratamento das metástases ósseas e dos tumores benignos e malignos primários de músculos e ossos, evitando desta forma, a ocorrência de fraturas patológicas e objetivando a cura e melhora da qualidade de vida destes pacientes.

Urologia

Os Núcleos de Oncologia e de Urologia do Hospital Samaritano contam com equipe apta a realizar o diagnóstico e o tratamento do câncer de próstata e demais tipos de cânceres urológicos, como o câncer de testículo, de pênis, de bexiga, de rim, de pelve e ureter.

Ginecologia

O Centro de OncoGinecologia, que também faz parte do Núcleo de Ginecologia, foi criado para prestar assistência ao paciente na área de câncer ginecológico ou a oncologia pélvica, que é uma parte da ginecologia que trata diversos tipos de tumores genitais, entre eles o câncer de cólo de útero, o câncer de vulva e vagina, o câncer de ovário e do endométrio.

Dermatologia

O Hospital conta com uma equipe de dermatologistas especializados em oncologia que trabalham no diagnóstico e tratamentos do câncer de pele. A área conta com uma equipe multidisciplinar, com médicos oncologistas, cirurgiões plásticos, entre outros profissionais, para otimizar o atendimento e garantir melhores resultados para o paciente.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo

Código de conduta UHG | Código de conduta para parceiros de negócio | Relatório de Sustentabilidade 2018 | Diretor Técnico: Dr. Maurício Rodrigues Jordão - CRM 98.881
>