Quais são os principais tipos de miopatias?

Conheça os diversos tipos desta doença que causa fraqueza muscular

Hospital Samaritano


3 de agosto de 2016


3 minutos

A miopatia é uma doença do músculo, que afeta a sua fibra, fazendo com que seus portadores apresentem fraqueza progressiva dos músculos afetados e dificuldade progressiva de locomoção, tais como subir ou descer escadas, se levantar de uma cadeira e ao fazer outras tarefas do dia a dia.

Considerada uma doença silenciosa, na fase inicial, geralmente as pessoas não sabem que a possui. O principal sintoma, a fraqueza muscular, está presente em quase todos os tipos de miopatias. Dores e atrofia muscular também fazem parte do quadro.

Devido a estas características, é comum que seus portadores tenham intolerância ao exercício físico. Podendo ser hereditárias ou não, conheça os quatro principais tipos de miopatias.

Distrofias musculares

São causadas por uma mutação dos genes responsáveis pela produção de proteínas do tecido muscular. É degenerativa e progressiva. As distrofias mais comuns são a de Duchenne e Becker, que se manifestam logo na infância, geralmente antes da pessoa completar cinco anos.

Miopatias congênitas

Também de caráter hereditário, podem ser diagnosticadas no recém-nascido, porém não são degenerativas. Podem estar associadas à cardiomiopatia (doença no músculo do coração) e a hipertermia maligna (elevação rápida e incontrolável da temperatura corporal).

Distrofia miotônica (Doença de Steinert)

É a miopatia genética mais comum, se manifesta geralmente dos 10 aos 30 anos de idade. Também é progressiva e caracteriza-se pela contração do músculo. Afeta predominantemente a região dos ombros e mãos e associa-se a arritmia cardíaca.

Miopatias inflamatórias

São as miopatias adquiridas ao longo da vida. Estão relacionadas à inflamações musculares e, consequentemente, à destruição das fibras. Os dois principais tipos são a dermatomiosite e a polimiosite. Podem ser causadas por infecções, tumores ocultos e doenças reumáticas.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo