Neurologia e Neurocirurgia

Áreas de Atuação

Neuro

No Núcleo de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Samaritano, o paciente encontra todo o atendimento necessário para a detecção e tratamento de alterações cognitivas, desde procedimentos ambulatoriais até casos cirúrgicos.

O Núcleo de Neurologia e Neurocirurgia conta com atendimento completo para pacientes com demências, AVC, Bloqueio Neuroquímico para Cefaléias e Espasticidades de causa neurológica, Tratamento das epilepsias de difícil controle e, em parceria com o Núcleo de Cardiologia, a prevenção do AVC pela detecção e tratamento dos quadros de fibrilação arterial no Centro de Fibrilação Atrial. Além disso, conta com Centros especializados nas seguintes áreas:

  • Centro de Atenção a Hidrocefalia de Pressão Normal

A Hidrocefalia de Pressão Normal é um tipo de demência que acomete homens e mulheres na terceira idade. De acordo com o neurologista Dr. Fernando Gomes Pinto, coordenador do Centro de Atenção a Hidrocefalia de Pressão Normal do Hospital Samaritano, a doença atinge cerca de 60 mil pessoas no Brasil e, devido ao envelhecimento da população no país, registrará cerca de 11 mil novos casos no País.

Caracterizada pelo acúmulo de volume do líquor – líquido cefalorraqueano (LCR) nas cavidades cerebrais chamadas de ventrículos, que pressiona o cérebro causando alterações neurológicas, a hidrocefalia é resultante de anomalias genéticas herdadas ou desordens desenvolvidas, podendo acometer também jovens vítimas de traumatismo craniencefálico.

O Centro de Atenção a Hidrocefalia de Pressão Normal do Hospital Samaritano oferece aos pacientes a oportunidade do diagnóstico adequado, a possibilidade da realização de todos os testes preditivos indicados e as principais formas de tratamento do problema.

  • Centro de Atenção à Memória

Com o objetivo tratar as diversas alterações neurológicas que comprometem a memória, o Centro de Atenção à Memória oferece o acompanhamento e todos os exames necessários para identificar precocemente doenças como Alzheimer, garantindo melhores resultados no tratamento.

Conta com uma equipe composta por neurologistas, neurocirurgiões, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, fisiatras, entre outros profissionais aptos para a realização de um trabalho integrado, desde o diagnóstico ao tratamento do problema.

  • Centro de Atenção à Reabilitação em Traumatismo Cranioencefálico

Reunindo alta tecnologia e uma equipe multiprofissional, o novo serviço, que faz parte do Núcleo de Neurologia do Hospital, oferece tratamento integral na recuperação cognitiva de pacientes com lesão cerebral causada por trauma.

É formado por uma equipe composta por neurologistas, neurocirurgiões, fisiatras, fisioterapeutas, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais, que garantem um atendimento transdisciplinar ao paciente.

O diagnóstico preciso dos déficits e a correta orientação dos familiares e pacientes são fundamentais para a otimização no tratamento levando mais qualidade de vida ao paciente.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Especialidades Pediátricas

Ver Todos