Mastectomia: uma alternativa de prevenção ao câncer de mama?

Considerado drástico, procedimento é indicado somente para mulheres com alto risco de desenvolver o tumor

Hospital Samaritano


13 de outubro de 2016


3 minutos

O câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo todo, e tem se falado cada vez mais na prevenção como forma de diminuir essa estatística.

Mas além de cuidar da saúde e realizar exames com frequência, algumas mulheres tomam atitudes mais drásticas para prevenir a doença. A mastectomia preventiva é uma delas.

O método cirúrgico consiste na retirada completa das mamas como forma de prevenir que o tumor apareça nas mulheres que apresentam o risco mais elevado de desenvolver a doença.

Alguns fatores analisados são a primeira menstruação muito precoce, menopausa tardia e idade do primeiro parto superior aos 35 anos.

Além disso, outro fator determinante é a hereditariedade. Se um parente de primeiro ou segundo grau desenvolve um câncer de mama, as chances dos genes BRCA1 e BRCA2, relacionados à doença, serem transmitidos aos descendentes é alta, e consequentemente, as chances do desenvolvimento do câncer são de 60% a 70%.

Os fatores genéticos são, portanto, a principal indicação para o procedimento, mas não a única, já que a não presença desses genes não exclui a possibilidade de ter o câncer.  

Apesar de drástica, a medida não previne totalmente o aparecimento de um tumor, mas diminui até 90% a possibilidade de ele se desenvolver. No mais, a mastectomia, que deve ser avaliada e indicada pelo médico, costuma ser eficaz, tem os mesmos riscos que qualquer outro procedimento cirúrgico, mas poucos relatos de complicações.

A reconstrução das mamas é feita no mesmo ato, com a utilização de silicones ou até mesmo tecidos da própria paciente.

Saiba mais: MEDTalks – Outubro Rosa: Tire as suas dúvidas sobre o Câncer de Mama

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo