Ginecologia, Obstetrícia e Perinatologia

Centro da Mama

O Centro da Mama visa atender pacientes com alterações mamárias ou que buscam rastreamento e orientações sobre câncer de mama. Inspirado em padrões internacionais, o Centro atua em um modelo de assistência multidisplinar para realizar um tratamento completo e de excelência, reunindo tecnologia e atendimento especializado, desde a consulta, diagnóstico e tratamento. A equipe é formada por mastologistas, radiologistas, patologistas, oncologistas clínicos, radioterapeutas, cirurgiões plásticos, fisiatras, fisioterapeutas, médicos nucleares, clínicos gerais, enfermeiros, geneticistas, psicólogos, farmacêuticos, assistente sociais e voluntários. Entre os exames disponíveis aos pacientes, o Centro oferece a Mamografia Digital, Ultrassonografia, Ressonância das Mamas e Biópsias (punção aspirativa por agulha final, core biópsia e mamotomia).

Equipe de atendimento do Centro da mama

  • Dra. Maria do Socorro Maciel

Dúvidas frequentes sobre câncer de mama

1. O que é câncer de mama?

Resposta: O câncer de mama se caracteriza pela perda do controle da divisão e crescimento desordenado da célula que se encontra na unidade ductolobular( canal do leite),podendo ser causado por fatores externos (substâncias químicas, irradiação) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas).

2. Como é possível descobrir a doença?

Resposta: A prevenção do cancer de mama, visa a detecção precoce, principalmente em fase onde não se apresenta sintomas ou sinais da doença,e quando encontrado nesta fase a taxa de curabilidade  é por volta de 90 %. Recomenda-se a realização da mamografia bilateral após os 40 anos de idade, anualmente segundo os critérios da ACS(American Cancer Society) e da Sociedade Brasileira de Mastologia.
O auto-exame deve ser orientado, mas infelizmente não apresenta impacto na redução da mortalidade. Já o exame clínico efetuado por especialista, apesar de não se ter resultados quanto ao impacto na redução da mortalidade, também é importante.

3. Quem deve fazer exames periodicamente?

Resposta:Todas as mulheres devem cuidar das suas mamas. O auto –exame é sugerido para conhecer o seu corpo e  deve ser realizado preferencialmente de 7 a 10 dias após a menstruação.
O exame clinico (feito pelo profissional) deve ser efetuado a cada 2 anos dos 20 aos 39 anos e anulamente após os 40 anos.
A mamografia bilateral deve ser efeuada anulamente, como já mencionado após os 40 anos.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo