Centro de Cardiopatia Congênita

Este serviço conta com atuação multiprofissional de especialistas das áreas de Medicina Fetal, Ultrassonografia Fetal, Genética, Cardiologia Fetal, Clínica e Cirúrgica, Anestesia Fetal, Neonatologia, Fisioterapia e Enfermagem especializada.

A infraestrutura de pós-operatório do Samaritano – terapia intensiva neonatal e pediátrica – oferece todos os recursos necessários para o tratamento de alta complexidade, compatíveis aos encontrados nos EUA e Europa.



O hospital já realiza procedimentos intraútero como, por exemplo, implantação de marca-passos para tratamento da bradicardia fetal (quando o coração do feto bate muito lentamente), que se não tratada pode gerar um quadro grave de insuficiência cardíaca congestiva, com alta mortalidade durante a vida fetal.

A implantação de marca-passo pode mudar completamente o futuro desses bebês.

O Hospital Samaritano dispõe de infraestrutura diagnóstica e terapêutica para atender casos de cardiopatias congênitas desde a vida fetal até a fase adulta. O diagnóstico das malformações cardíacas congênitas pode ser precisamente determinado a partir da 13ª semana de gestação, com possibilidade de tratamento ainda na vida intrauterina, ou logo após o nascimento.

Equipe de atendimento do Cardiopatia Congênita

Dr. Daniel Arnoni

Dúvidas frequentes sobre Dor

1. Quais são os tipos de doenças cardíacas? 


Resposta: Existem dois tipos de doenças cardíacas infantis: as cardiopatias congênitas e as cardiopatias adquiridas. No primeiro caso, enquadram-se as enfermidades que surgem durante o desenvolvimento fetal. Já as adquiridas estão relacionadas a fatores externos, podendo estar relacionadas à obesidade e sedentarismo.


Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo

Código de conduta UHG | Código de conduta para parceiros de negócio | Relatório de Sustentabilidade 2018 | Diretor Técnico: Dr. Maurício Rodrigues Jordão - CRM 98.881