Áreas de Atuação

O Núcleo de Cardiologia do Hospital Samaritano possui uma estrutura moderna apta a dar a assistência completa a seus pacientes, desde o diagnóstico até a recuperação.

Seu corpo clínico é formado por profissionais altamente capacitados e em constante aperfeiçoamento, estando em dia com as últimas tecnologias e procedimentos para o tratamento das doenças cardíacas. Diagnóstico, tratamentos clínicos, cirúrgicos, hemodinâmica e reabilitação.

Todas as estruturas estão preparadas para o atendimento de todos os tipos de doenças do coração, em qualquer idade.

O corpo clínico atua em diversas áreas, tais como:

  • Centro de Fibrilação Atrial

Por meio do Núcleo de Cardiologia e Neurologia, pacientes que sofrem de arritmias cardíacas supraventriculares caracterizada pela presença de um ritmo cardíaco irregular, conhecidas também como fibrilação atrial, podem passar por atendimento no Centro de Fibrilação Atrial do Hospital Samaritano, desenvolvido para proporcionar um atendimento completo aos pacientes portadores da doença e proporcionar uma melhora na qualidade de vida.

Uma das principais consequências desta arritmia é a associação com infartos cerebrais e disfunção cardíaca originadas pelas altas frequências ventriculares, o que faz com que haja um aumento de quase duas vezes na mortalidade geral e cardiovascular.

  • Coronariopatia

A coronariopatia é a doença aterosclerótica que atinge as artérias do coração, as coronárias. O estreitamento das coronárias leva à diminuição do aporte de sangue para a musculatura cardíaca criando situação favorável ao infarto do miocárdio. O seu principal sintoma é a angina do peito que é o termo usado para descrever a dor sobre o peito devido a falta de sangue na musculatura do coração.

Toda a equipe de cardiologistas no Núcleo, bem como da Emergência Especializada 24 horas em Cardiologia estão preparados para atendimento de pacientes nestas condições.

  • Insuficiência Cardíaca e Miocardiopatia

Insuficiência cardíaca é a incapacidade do coração para bombear o sangue em volumes suficientes para atender às demandas do organismo, e é uma síndrome resultante de perturbações, do tipo estrutural ou funcional, que interferem na função cardíaca. Ela pode ser aguda ou congestiva.

Toda a equipe de cardiologistas no Núcleo, bem como da Emergência Especializada 24 horas em Cardiologia estão preparados para atendimento de pacientes nestas condições.

  • Cardiologia do Esporte

A cardiologia do esporte do Núcleo está focada na avaliação cardiológica direcionada para a prática de atividade física segura para atletas amadores e profissionais. Esta avaliação e acompanhamento são fundamentais para preservar a saúde dos pacientes e prevenir eventos súbitos ocasionados pela prática esportiva.

A Medicina Diagnóstica e Terapêutica oferece o suporte necessário para estas avaliações.

  • Cardiologia Infantil e Congênita

O Hospital Samaritano dispõe de infra-estrutura diagnóstica e terapêutica para atender casos de cardiopatias congênitas desde a vida fetal até a fase adulta. O diagnóstico das malformações cardíacas congênitas pode ser precisamente determinado desde a 13ª semana de gestação e o tratamento pode ser realizado ainda na vida intra-uterina, ou logo após o nascimento.

Este serviço conta com atuação multiprofissional de especialistas das áreas de Medicina Fetal, Ultrassonografia Fetal, Genética, Cardiologia Fetal, Clínica e Cirúrgica, Anestesia Fetal, Neonatologia, Fisioterapia e Enfermagem especializada.

A infraestrutura de pós-operatório do Samaritano – terapia intensiva neonatal e pediátrica – oferece todos os recursos necessários para o tratamento de alta complexidade, compatíveis aos encontrados em outros países.

O hospital já realiza procedimentos intra-útero como, por exemplo, implantação de marca-passos para tratar da bradicardia fetal (ritmo muito lento do coraçãozinho do feto) e que pode causar um quadro grave de insuficiência cardíaca congestiva, com alta mortalidade durante a vida fetal. A implantação de marca-passo pode mudar completamente o futuro desses bebês.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Especialidades Pediátricas

Ver Todos