Trauma na cabeça: mitos e verdades

Dr. Diogo Garcia, coordenador do Centro de Trauma do Hospital Samaritano esclarece mais sobre o assunto

Hospital Samaritano de São Paulo


29 de novembro de 2016


3 minutos

Algumas profissões e situações do dia a dia apresentam maior risco de pancadas na cabeça. É preciso estar atento com quedas no banheiro, em escadas, até no meio-fio de calçadas ou acidentes de carro. Infelizmente, todas as pessoas estão expostas a esse tipo de ocorrência, mas deve-se ter cuidado redobrado principalmente com crianças e idosos.

Existem alguns mitos e verdades sobre traumas na cabeça, que geram dúvidas na maioria das pessoas. Por isso, Dr. Diogo Garcia, coordenador do Centro de Trauma do Hospital Samaritano esclarece mais sobre o assunto.

A pessoa não pode dormir depois de bater a cabeça.

Mito. Isso não irá agravar o dano provocado pela pancada. Em geral, recomenda-se permanecer acordado para avaliar se haverá perda de consciência ou alguma alteração comportamental. Caso apresente sonolência excessiva, deve-se procurar atendimento médico.

A pessoa não pode beber água depois de bater a cabeça.

Depende. Isso pode variar de acordo com a intensidade do trauma. No caso de batidas mais leves, não há nenhuma restrição. Já no caso de pancadas mais fortes, a pessoa pode ter vômitos. Nesses casos a pessoa deve procurar atendimento médico. Para evitar este incômodo, recomenda-se ingerir nada. Além disso, no caso de batidas que necessitem cirurgia, é necessário o jejum.

Forte dor de cabeça, pescoço duro e vômito podem indicar traumatismo craniano.

Verdade. Estes sintomas podem ser sinal de algo mais grave. O ideal é sempre procurar de imediato atendimento hospitalar para uma avaliação neurológica e realização de exames.

O tamanho do “galo” na cabeça é proporcional a gravidade do trauma.

Mito. O tamanho da lesão não se relaciona a intensidade da pancada.

Conheça o Centro de Trauma do Hospital Samaritano.

Saiba mais:

Quando usar gelo ou compressa quente em lesões?

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Especialidades Pediátricas

Ver Todos