O que é bruxismo?

Hospital Samaritano de São Paulo


3 de maio de 2017


3 minutos

O bruxismo é uma atividade parafuncional e repetitiva dos músculos da mastigação, que envolve o ranger e apertar dos dentes e/ou o esfregar ou o impulsionar da mandíbula. Acomete pessoas em todas as faixas etárias e manifesta- se de duas formas: o bruxismo de vigília, que ocorre durante o dia, e o bruxismo do sono, que acontece durante o período noturno.

De acordo com o Dr. Ronaldo de Freitas, coordenador do Centro de Disfunções da ATM do Hospital Samaritano, estudos indicam que o bruxismo pode ser causado por uma série de fatores como: genética, excitação motora durante o sono, fatores psicossomáticos (estresse, depressão, ansiedade), drogas (cafeína, álcool, tabaco) e medicamentos (benzodiazepínicos).

O bruxismo leva a algumas consequências como: desgaste e fraturas nos dentes, dores nos músculos da mastigação, cefaleia e disfunção de ATM.

O diagnóstico clínico do bruxismo pode ser feito através do autorrelato do paciente, relato de pessoas do seu convívio que ouvem o ranger de dentes, presença de desgastes ou fraturas nos dentes, hipertrofia dos músculos masseter e temporal e dor à palpação dos músculos da mastigação. Além disso, pode-se realizar exames de eletromiografia e polissonografia.

Segundo Dr. Freitas, atualmente não existe um tratamento que cure o bruxismo. Os tratamentos atuais visam prevenir e tratar os efeitos patológicos no sistema estomatognático. O mais utilizado e conhecido é o uso de dispositivo interoclusal (placa de mordida).

Alguns medicamentos também podem ajudar a controlar o bruxismo. “São eles: relaxantes musculares, betabloqueadores, anticonvulsivantes, antidepressivos, dopamina e aplicação de toxina botulínica”, comenta o especialista. O tratamento pode ainda incluir terapias psicológicas voltadas para o controle dos fatores psico-sociais e terapias físicas como o TENS (sigla em inglês para ‘neuroestimulação elétrica transcutânea’), acupuntura e massagens manuais.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Atenção ao Tabagismo

Ver Todos
Hospital Samaritano São Paulo

Hospital Samaritano São Paulo

Código de conduta UHG | Código de conduta para parceiros de negócio | Diretor Técnico: Dr. Maurício Rodrigues Jordão - CRM 98.881
>