O que é bruxismo?

Ranger de dentes pode causar dores nos músculos da mastigação, cefaleia e disfunção de ATM

Hospital Samaritano de São Paulo


3 de maio de 2017


3 minutos

O bruxismo é uma atividade parafuncional e repetitiva dos músculos da mastigação, que envolve o ranger e apertar dos dentes e/ou o esfregar ou o impulsionar da mandíbula. Acomete pessoas em todas as faixas etárias e manifesta- se de duas formas: o bruxismo de vigília, que ocorre durante o dia, e o bruxismo do sono, que acontece durante o período noturno.

De acordo com o Dr. Ronaldo de Freitas, coordenador do Centro de Disfunções da ATM do Hospital Samaritano, estudos indicam que o bruxismo pode ser causado por uma série de fatores como: genética, excitação motora durante o sono, fatores psicossomáticos (estresse, depressão, ansiedade), drogas (cafeína, álcool, tabaco) e medicamentos (benzodiazepínicos).

O bruxismo leva a algumas consequências como: desgaste e fraturas nos dentes, dores nos músculos da mastigação, cefaleia e disfunção de ATM.

O diagnóstico clínico do bruxismo pode ser feito através do autorrelato do paciente, relato de pessoas do seu convívio que ouvem o ranger de dentes, presença de desgastes ou fraturas nos dentes, hipertrofia dos músculos masseter e temporal e dor à palpação dos músculos da mastigação. Além disso, pode-se realizar exames de eletromiografia e polissonografia.

Segundo Dr. Freitas, atualmente não existe um tratamento que cure o bruxismo. Os tratamentos atuais visam prevenir e tratar os efeitos patológicos no sistema estomatognático. O mais utilizado e conhecido é o uso de dispositivo interoclusal (placa de mordida).

Alguns medicamentos também podem ajudar a controlar o bruxismo. “São eles: relaxantes musculares, betabloqueadores, anticonvulsivantes, antidepressivos, dopamina e aplicação de toxina botulínica”, comenta o especialista. O tratamento pode ainda incluir terapias psicológicas voltadas para o controle dos fatores psico-sociais e terapias físicas como o TENS (sigla em inglês para ‘neuroestimulação elétrica transcutânea’), acupuntura e massagens manuais.

Centro de Referência no Tratamento das Lesões de Nervos Periféricos

Ver Todos

Centro de Especialidades Pediátricas

Ver Todos